Atenção diabéticos! Nefropatia diabética é uma alteração nos vasos dos rins, fazendo com que tenha perda de proteína na urina. O órgão pode reduzir sua função lentamente, porém esta redução vai aumentando, até paralisar por completo. Ainda assim esse quadro pode ser controlado e existem vários exames que detectam o problema no inicio.
No diabetes tipo 1 , a insuficiência renal progressiva ocorre em cerca de 50% dos pacientes. No tipo 2 , Há um crescente número dessa complicação.
Tratamento
Na maior parte das pessoas com o diabetes, o bom controle das taxas de glicemia
previne a Nefropatia. Mesmo aqueles que já apresentam microalbuminúria
- presença de quantidades mínimas de proteínas (albumina) - na urina, o diabetes bem controlado evita a piora do quadro.
Por isso, o tratamento adequado para o diabético e o controle da pressão arterial é considerado fundamental para evitar esta complicação, e em alguns casos pode até regredir o processo. Também é importante ter, o controle do colesterol, parar de fumar, ter uma dieta mais balanceada e até mesmo o uso de algumas medicações (sempre receitadas por um especialista).
Assinado,
Iara Balbino dos Santos
Iara e Gabriel,
ResponderExcluirA Nefropatia é uma complicação séria mesmo - foi uma boa vcs darem esse destaque. Estou lendo o livro "Fiquei Diabético e agora?", do Dr. Renato Oppenheim (Ed. Saraiva), onde ele faz uma abordagem mais ampla do que em outros que já li, incluindo um capítulo sobre "Complicações". Lá, dentre outras, ele cita a Nefropatia, destacando que normalmente ataca diabéticos que possuem a doença a 10 anos ou mais e não se cuidam, como vocês já citaram. E fala também, sem meias palavras, sobre outros problemas. Recomendo.